sábado, 26 de setembro de 2009

Relato de Projeto de Música ganhador do Prêmio Victor Civita

Olá a todos...

venho trazendo um Relato de Projeto de Música ganhador do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.

Daniela da Costa Neves foi a professora que desenvolveu as atividades durante três meses com turmas de 2ª série, em um projeto estruturado e planejado... o texto a seguir é do jornalista Ricardo Falzetta.

Aqui vai um resumão do caminho seguido:

O projeto em sete etapas
1. Tintim por tintim
A primeira atividade foi procurar no livro Orquestra Tintim por Tintim - e na audição do CD que o acompanha - as informações básicas sobre os instrumentos de uma orquestra e seus timbres.

2. As notas da canção
Com ajuda da música Minha Canção, de Chico Buarque, a turma conheceu as sete notas musicais. A seguir, Daniela tocou a música no teclado e os alunos, com os braços, respondiam se a nota era grave ou aguda.

3. Nos movimentos do corpo
No pátio, ouvindo a música de Edvard Grieg, as crianças se movimentavam conforme o andamento e a intensidade da melodia. O exercício de percepção fez com que a turma ficasse ligada no ritmo e na dinâmica da obra.

4. O som das cordas
Com a sonata O Burrico de Pau, de Carlos Gomes, a turma conheceu um pouco da produção erudita brasileira. Na brincadeira, um aluno com os olhos vendados devia encontrar o local certo para afixar o rabo do burro enquanto  as outras crianças ajudavam batendo palmas com mais ou menos força.

5. Seqüencia minimal
No próprio corpo, ou usando instrumentos de sucata, um aluno começa uma seqüência rítmica e a mantém. O colega ao lado produz outra, que combine com a anterior. Assim por diante, o grupo, em roda, chega a uma composição, depois registrada com notações inventadas pelos alunos.

6. Uma suíte para o circo
Na audição de Os Comediantes, de Kabalevsky, o grupo identificou nos movimentos a descrição dos personagens e o som do galope e da marcha dos animais do circo. Antes, entenderam que uma suíte reúne peças independentes, em geral para serem coreografadas. Com as clavas, reproduziram a figura rítmica que faz lembrar o galope, sempre procurando manter o pulso.

7. Fechamento "de ouro"
Os alunos cruzaram a cidade até chegar à Sala São Paulo. Lá, ouviram a Orquestra Sinfônica de Santo André executar seis peças. Nos intervalos, a maestrina deu detalhes sobre os instrumentos e as obras.



No texto integral do artigo é possível ter mais detalhes das atividades feitas com as crianças:

acesso ao Artigo no Site da Nova Escola aqui


Boa leitura...... e que possam nascer novas idéias a partir destas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário